quinta-feira, 14 de julho de 2016

Teocentrismo contra os falsos ensinamentos – Colossenses 1. 13 – 20

A Paz do Senhor Jesus, amados!

Paulo começa essa epístola saudando os santos na cidade de Colossos (Colossenses 1.2), já deixando claro que naquela igreja haviam os que eram santos e também os que não eram, visto que falsos mestres estavam tentando persuadir os fiéis com filosofias e vãs sutilezas (Colossenses 2.8).

Vemos que essa epístola de Paulo, muito vem a calhar em nossos dias, quando nos deparamos com uma teologia da prosperidade, em que muitos são os que deixaram de apregoar a verdadeira mensagem, a cruz (1 Corintios 2.2).

Quando aceitamos esses princípios e deixamos de carregar a nossa cruz, o nosso amor começará a se esfriar (Mateus 24.12), e com isso, nosso coração começará a se endurecer e não aceitaremos (ou não suportaremos) mais as exortações de Deus em nossas vidas (2 Timóteo 4.3).

Porém, antes de qualquer outra palavra de atenção, Paulo, nos traz no capítulo 1 o assunto do teocentrismo. Mas, o que é esse termo? Paulo deixa bem claro nos versículos que temos como base, de que Cristo Jesus foi e é essencial para tudo o que se fez, desde espiritual, quando material, visível ou invisível (Colossenses 1.16) fazendo que Ele seja o centro de tudo.

Cristo, seu ministério (João 10.10) e a sua principal mensagem, devem ser o tema de nossas vidas, de nossas orações e palavras, e não podemos deixar de apregoar isso, pois vem chegada a hora de Cristo romper os céus para nos buscar (Apocalipse 3.11) e muitos são os que ainda necessitam de ouvir a sua palavra (Lucas 10.2).

Tendo isso em vista de que Cristo é o centro de nossas vidas e que devemos apregoar a sua palavra dentro e fora de tempo (2 Timóteo 4.2), devemos orar, vigiar, não nos deixar enganar por palavras persuasivas (Colossenses 2.4) e que não são de procedência de Deus.

Depois de deixar claro aos colossenses de que Cristo é o centro de todas as coisas, Paulo começa a os advertir de que devemos estar alerta, não aceitando de maneira alguma as palavras falsas, vazias de Deus e que não nos edificam em nada, que os colossenses ouviram e que nós estamos ouvindo ainda agora.

Mas como faremos isso?
Felizmente (ou infelizmente para outros) temos algumas armas para desmascarar falsos ensinadores, que são: a Bíblia, o jejum, a oração e a constante comunhão com o Espírito de Deus.

Felizmente para nós que estamos com os ouvidos atentos, examinando o que é apregoado e discernindo o que é de Deus e o que é de procedência maligna. E também, por esse mesmo fato, não é nada bom para os falsos mestres, pois nós os ouvintes teremos o conhecimento da palavra e discernimento de espírito.

Paulo, no versículo 18 do segundo capítulo desta carta, nos diz para que não sejamos desatentos, deixando que falsas doutrinas idólatras entrem em nossa vida e corações, pois essas coisas não tem verdade alguma, e perecem como todas as coisas e preceitos dos homens, e que não servem mais pra nada, a não ser para inchar a nossa carne (Colossenses 2. 22, 23).

Pregadores, pastores e obreiros que deixam de ter a Jesus como o centro de sua palavra estão removendo a melhor parte da palavra de Deus, a salvação que nos veio por Jesus (João 10.9) e assim, caindo em uma das ordenanças de Deus, a de que não devemos diminuir nenhuma palavra da Bíblia (Deuteronômio 4.2).

A Bíblia é a nossa autoridade suprema e nosso guia para as mais variadas situações da vida e nós que somos salvos e remidos pelo Sangue de Cristo, devemos rejeitar tudo que contradiz, modifica ou altera as escrituras, indo desde mensagens, hinos, conversas e até mesmo livros gospel que compramos.

Finalizo esta passagem de hoje, com um alerta, que o próprio apóstolo Paulo levou à Timóteo antes de prever a sua morte.

Paulo diz que haverá um tempo em que os próprios “fiéis” nas igrejas não hão de suportar a doutrina de Deus, olhando sempre para os falsos mestres, de forma que desviarão os ouvidos da verdade voltando-se às filosofias e vãs sutilezas (2 Timóteo 4. 3, 4), que disse aos colossenses (Colossenses 2.8). Mas depois de fazer este alerta, logo no seu próximo versículo, Paulo nos aconselha a sermos sempre sóbrios e que se for preciso, soframos as dores e façamos a obra de um evangelista (2 Timóteo 4.5), que com isso, estaremos tomando a nossa cruz, seguindo a Jesus (Mateus 16.24) e assim como o Mestre e Paulo, cumprindo o nosso ministério.


O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém!” (2 Timóteo 4.22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário